Ações

TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO URBANO

Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano

Duplicação AL-101 Norte

Com uma extensão de 5,8 quilômetros, a primeira etapa da obra começa no bairro de Cruz das Almas, em frente ao Parque Shopping e segue até a Garça Torta. A duplicação contará com ciclovia em todo o trecho, além de iluminação pública, sinalização, drenagem, canteiro central com iluminação, passarelas e dois viadutos – sendo um na Avenida Pierre Chalita e outro na Avenida Josepha de Mello.

A nova via vai garantir mais segurança aos motoristas e pedestres, contribuindo com o fortalecimento do turismo e impulsionando a expansão imobiliária na região. 

Eixos Viários

Os Eixos Viários são projetados no formato de binários – duas vias paralelas, de mão única e sentido contrário - e vão servir como vias alternativas de escoamento do trânsito da Avenida Fernandes Lima, permitindo que a população possa escolher qualquer um deles para se conectar com as partes baixa e alta da cidade.

O Eixo Quartel terá cerca de seis quilômetros de comprimento, com início na Rua Marieta Lages, no Farol, estendendo-se até a Rua Ranildo Cavalcante, na Gruta.

Já o Eixo Cepa terá cerca de nove quilômetros de extensão. O binário tem início entre as ruas Frei Caneca e Luiz de Mascarenhas, no Farol, e vai até a sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na Gruta de Lourdes.

 

Pró-Estrada

Presente em todas as regiões do Estado, o Pró-Estrada contempla recuperação asfáltica de rodovias e acessos, pavimentação de vias urbanas e implantação de novas estradas. O objetivo do programa é elevar o padrão da malha viária alagoana, promovendo mais integração entre os municípios e segurança para os usuários.

 

Recuperação da Avenida Cachoeira do Meirim

A obra consiste na recuperação profunda dos quatro quilômetros da via, que é o principal acesso ao bairro Benedito Bentes, em Maceió. Os serviços seguem uma série de etapas que visam a modernização e qualidade da avenida, e incluem ainda ciclovia, canteiro central, passeios e sinalização horizontal e vertical, garantindo mais mobilidade e segurança viária aos mais de 200 mil moradores do bairro.

Viaduto da PRF

A obra estará situada em um dos principais pontos estratégicos de infraestrutura viária da capital alagoana, no entroncamento das rodovias federais BR-316 e BR-104. O projeto agrega melhorias na mobilidade e desenvolvimento urbano de Maceió, contemplando ainda a execução de rotatória, dois túneis, passeio e ciclovia.

Vida Nova nas Grotas

A Setrand atua na execução de políticas públicas de mobilidade urbana dentro das grotas de Maceió, por meio da construção de escadarias drenantes, pontilhões, passeios e muros de contenção, além da aplicação de intervenções artísticas que promovem maior sensação de pertencimento e bem-estar aos moradores.

O programa, que nasceu como Pequenas Obras, Grandes Mudanças e tinha foco apenas em mobilidade urbana, cresceu e transformou-se em Vida Nova nas Grotas. Com resultados positivos no primeiro ano de atuação, o Governo de Alagoas firmou parceria com o programa das Nações Unidas para Assentamentos Urbanos (ONU Habitat), além de ampliar as ações para segmentos como lazer, saúde, esporte e empreendedorismo.